Local: via streaming

(enviaremos o link na véspera a todos)

Reunião de 13-05-2021

Pauta da Reunião

14:00h14:10h

– Boas vindas de nosso Presidente Daniel Guidolin Daniel.guidolin@premix.com.br

14:10h15:10hPalestra com Maurício Palma Nogueira, engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” /USP. É consultor desde 1998 acompanhando empresas e analisando cenários de mercado e resultados financeiros nas cadeias produtivas de proteína animal.  Planejou a metodologia e é coordenador do Rally da Pecuária. É autor e/ou coautor de diversos livros, capítulos e artigos sobre economia, viabilidade de aumento no pacote tecnológico, sustentabilidade, mercado pecuário e tendências no agronegócio. Em 2015, 2016, 2017 e em 2018 foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do Agronegócio, segundo a Revista Dinheiro Rural. Em 2018, recebeu a Medalha Fernando Costa, pela AEASP (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo), como destaque na área de Iniciativa Privada entre os melhores profissionais do ano.

Tema da palestra: “Perspectivas do mercado de carnes e pecuária de corte”.

 

15:10h16:00hPalestra com Téia Fava – Maria Ester Fava, ou, como prefere ser chamada, Téia. Nascida no Interior do Estado de São Paulo, seu convívio com o agro começou desde pequena. O avô já tinha propriedade rural e, com o pai, Teia tomou gosto pelo campo, trabalhando com agricultura nas férias escolares quando viajava para o interior do Estado do Paraná, na propriedade da família. “Aprendi a dirigir caminhão aos 11 anos e desde então fui mudando de posto. Trator, colheitadeira e tudo mais que aparecesse”, diz Teia. A Fazenda Estrela do Sul, geograficamente fica no município de General Carneiro – MT, na MT-110, estrada que liga a BR-070 à Novo São Joaquim – MT. Teia, contudo, reside em Barra do Garças – MT. A fazenda possui 2.052 hectares, que Teia conhece desde 1993. A pecuarista tomou por missão aumentar a produtividade da fazenda utilizando de uma área menor, com sustentabilidade. Teia focou na restauração das áreas degradadas da fazenda, ficou de acordo com a regularização ambiental e mudou toda a estratégia da criação do gado. “Estamos no segundo ano de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Praticamente todo meu gado só toma água em bebedouros artificiais, água essa proveniente de mina. Os pastos foram redimensionados e diminuídos de tamanho para melhor pastejo e aproveitamento. Implantamos melhorias no curral, no alojamento e refeitório, sempre tendo como base o bem estar dos animais e colaboradores”. Hoje são 1.100 cabeças de gado na propriedade. E as mudanças continuam, Teia afirma que “neste ano continuamos o trabalho, refazendo e cobrindo linhas de cocho, trocando e fazendo novas cercas com eucalipto tratado (por ser ambientalmente correto e sustentável), criando corredores ecológicos para os animais selvagens terem como ‘atravessar’ a propriedade sem problemas, entre outras várias mudanças”. – Vamos ouvir um pouco de tudo, dessa pecuarista e mulher no comando de uma propriedade rural”.

 

16:00h17:00h– Felippe Cauê Serigatti Professor de economia na FGV/SP, pesquisador do centro de agronegócios da FGV (GV Agro), colaborador da Revista Agroanalysis. É mestre e doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Apresentará o Painel de Estatisticas da ASBRAM (janeiro a abril 2021) e Conjuntura Econômica.

felippe.serigati@fgv.br 

 

 

17:00h17:10hEncerramento

 

 

 

 

 

 

Subscribe to get 15% discount

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed